quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PROJETO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO


1- IDENTIFICAÇÃO:
NOME DA ESCOLA: NERONE MAIOLINO LOCAL : CAMPO GRANDE/ MS
ANO: 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMA: A/B
DIRETORA: MARILENA VILLALBA MARQUES GUTIERRES
DIRETOR ADJUNTO: CLAUDEMIR CARVALHO
COORDENADORA: CELESTE BAGGIO
PROFESSORA ENVOLVIDOS: ELIANE CASTILHO MODESTO  E EDGAR VANER CAMARGO D'AVILA 
CSPETEC: LILIAM BRANCO DE ARAÚJO

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA: Nossos alunos compram na cantina da escola  balas, frutas, doces, sucos, salgados onde muitas vezes não sabem fazer com precisão  os cálculos para voltarem o troco ou somarem a quantia, verificando se a mesma está correta.

3- DEFINIÇÃO DO TEMA: Promover a socialização dos alunos e fazer o entrelaçamento das disciplinas.

4- JUSTIFICATIVA: É muito comum vermos nossos alunos manuseando moedas, seja para juntá-las em um cofrinho ou mesmo para comprar o lanche da escola.
Esse contato é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar.
Esse conhecimento é tão importante para nossas vidas que até mesmo as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de passar por uma escola, ou seja, pelo aprendizado sistemático, o adquirem de forma adequada. Constantemente as crianças comprando na cantina da escola  balas, frutas, doces, onde muitas vezes não sabem fazer com precisão  os cálculos para voltarem o troco ou somarem a quantia, verificando se a mesma está correta.
No entanto a razão deste projeto é colocar o educando vivenciar experiências concretas compra e venda.  O sistema monetário e faz parte de nosso dia-a-dia e, principalmente, por se tratar de um assunto do interesse de todos, pois sem esse conhecimento ficaria impossível viver de forma independente.
Assim, vemos que a matemática ensinada na escola deve trabalhar com esse sistema, devido à importância que tem em nossas vidas.
Segundo Neila Tonin Agranionih, é importante “explorar, desde as séries iniciais, as relações lógico-matemáticas e numéricas presentes nas situações que envolvem o uso do dinheiro, pois estas estão diretamente ligadas ao mundo moderno”.
É importante valorizar aquilo que é patrimônio de nosso país e as crianças devem conhecer “a moeda nacional, as cédulas e as moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional”. Aos poucos irão assimilando porque trocamos moedas por objetos ou mesmo por serviços, como energia, água e aluguel ou prestação da casa própria.

5- OBJETIVOS:
  • Conhecer o sistema monetário a partir da prática;

  • Representar e escrever quantias em reais;

  • Comparar preços;

  • Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos;

  • Resolver situações problema usando o real;

  • Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país;

  • Utilizar o dinheiro para fazer trocas, comparar valores e resolver problemas;


  • A valorização das compras com consciência crítica de consumo;
  • Cálculos e resoluções de problemas concretos com as quatro operações fundamentais da matemática;
    Iniciação ao uso do computador na pesquisa, confecção de tabelas, desenhos e textos;
  • Iniciação de pesquisa de campo e sua organização nos dados coletados para divulgação;
6- CONTEÚDOS:  

Conhecer o sistema monetário a partir da prática; 

Aprender a escrita dos números; 

Aprender a fazer uma tabela simples;

Resolver  as quatro operações fundamentais da matemática;

Leitura e interpretação de pesquisas.

7- DISCIPLINAS:

Língua Portuguesa:  Leitura e escrita

Ética e Cidadania: Comunicação e expressão; formas de tratamento.

Matemática:   Números e operações; Leitura e interpretação de tabelas.

História:  Organização histórica e temporal.


8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS(TECNOLÓGICOS:


10- AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos. 

11- CULMINÂNCIA: Realizar como CULMINÂNCIA do projeto um BAZAR/ BRECHO em sala de aula, aberto a comunidade escolar, e comunidade.

12- SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO: No blog da EM NERONE MAIOLINO gerenciado pela CSPETEC Liliam Branco de Araújo

13- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:



Sugestões de links:

ATIVIDADES ON LINE
http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/quantotem-sistemamonetario.htm

BAZAR/BRECHÓ

Participação da família no bazar

Participação da família no bazar

Professora Eliane orientando sua turma


A turma animada
A participação da comunidade no bazar

Kayky  e  Michael 

Jéssica (ANEES) demostrou satisfação e
participou ativamente da proposta do bazar 

A turma participou ativamente






Comunidade escolar

Mesa dos doces e salgados


A diretora também prestigiou o bazar

A comunidade escolar foi as compras



Diretor Adjunto fazendo compras






Preparando o bazar para as visitas

A turma recebeu a comunidade escolar no bazar 

Professor Edgar e sua turma

Pré - escola também prestigiou o bazar


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